Moderno ou Clássico? Confira os estilos e veja o que mais combina com sua casa

Postado em 01/10/2021

Projetar o mobiliário e a decoração dos espaços de casa é um momento de grandes dúvidas para os moradores, principalmente quando é necessário escolher um estilo que guiará o design de interiores. Entre os mais desejados estão o clássico e o moderno, duas tendências que nunca saíram de moda e que continuam como protagonistas nos lares, mas que possuem grandes particularidades e diferenças entre si. Separamos as principais características de cada um para você se inspirar e escolher o seu favorito.

Estilo Moderno

Um design moderno não necessariamente significa um layout futurista ou extremamente contemporâneo, a tendência surgiu na primeira metade do século XX e possui características de simplicidade, priorizando ambientes clean e leves. O moderno pode compor outros estilos de design como o escandinavo, o industrial, o vintage e o minimalista. Todos eles concentram esforços na funcionalidade, sem muito espaço para itens decorativos pesados e excessivos.

Ambientes modernistas oferecem linhas retas que atuam na organização visual e materiais contemporâneos e refinados como laccas, concreto e metais. É muito comum que os espaços que optem por essa tendência possuam armários embutidos e ilusões óticas que escondem objetos através da aplicação de texturas. O estilo Moderno é o grande responsável por aliar alto design com máxima funcionalidade para o dia a dia.

Estilo Clássico

Sofisticação, elegância e imponência, ao contrário do moderno, o design clássico prioriza elementos robustos e requintados. Surgido no período da antiguidade e idade grego e romana, ele ainda é uma tendência para quem busca levar para os ambientes uma elegância que remete à realeza. Madeira escura, mármore e acabamentos dourados, bronze e prata, são alguns dos componentes que conferem o ar requintado aos espaços clássicos.

Acabamentos visivelmente detalhados, como boiseries e gesso esculpido, intensificam a presença do design clássico e proporcionam ambientes acolhedores e confortáveis. Elementos decorativos como tapetes desenhados, almofadas e quadros com molduras podem ser inseridos ao lado de um mobiliário moderno para remeter a uma atmosfera clássica e unir o melhor dos dois estilos.

Depois dessas explicações, qual o seu favorito?