Varandas: 5 dicas práticas para aproveitar ao máximo os espaços

Postado em 14/09/2021

Com o aumento da procura por apartamentos e lares mais compactos, as varandas têm se tornado parte da casa, assumindo, inclusive, funções como área de leitura, horta e espaços gourmet. O local virou tendência e já integra a lista de desejo de muitos moradores, mas é preciso organizar-se para melhor aproveitá-la.

 ⦁ Defina o propósito do ambiente

Entender qual será o uso do espaço é o primeiro passo para tornar a varanda um local convidativo e bem planejado. Você pode integrá-la à sala de estar ou quarto, dependendo da localização no imóvel ou apostar em um espaço com personalidade própria. No primeiro caso, é preciso prestar atenção na coerência estética entre os locais, já no segundo, você pode ousar na decoração e apostar em acabamentos próprios para a utilização diferenciada do espaço.

⦁ Escolha materiais ideais para as características do espaço
Varandas geralmente recebem bastante incidência de luz natural e, caso sejam abertas, sofrem com as intempéries do clima, como chuva, umidade e vento. Por isso, é importante utilizar materiais resistentes às condições climáticas e que não demandem manutenção constante. No caso dos tecidos, opte pelos que são impermeáveis e de fácil limpeza, que não precisem ser retirados do local quando o tempo fechar.

⦁ Opte por mobiliário planejado e adaptável
Depois de definir o uso do espaço, é importante planejar um mobiliário que auxilie na distribuição dos elementos no local sem prejudicar a circulação. Armários em L ou bancos com armazenamento são excelentes escolhas. Objetos que acumulam mais de uma função, como puffs que se transformam em mesas ou peças desmontáveis também são opções interessantes.

⦁ Aproveite o espaço para incluir vegetação

Aproveite a boa incidência de luz naturais e escolha uma das paredes para receber um jardim vertical. Em imóveis com pouca metragem ou que se encontram em centros urbanos, utilizar a varanda para incluir vegetação em casa é uma boa alternativa. Também é possível usar o espaço aberto para cultivar temperos e verduras, produzindo uma mini horta.

⦁ Inclua persianas e/ou cortinas no projeto
A alta incidência de sol, em alguns casos, pode prejudicar a permanência nos locais e, principalmente em varandas fechadas com vidros, as persianas ajudam a regular a entrada da luz e do calor. Também, caso o local não seja completamente integrado ao living, cortinas auxiliam a manter a privacidade do local.

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando nossos conteúdos nas redes sociais.