A conexão com a natureza tem se tornado uma constante na lista de desejos dos moradores dos centros urbanos, mas os espaços reduzidos dentro de casa e a distância de locais arborizados são grandes empecilhos na vida das pessoas. Uma das alternativas é a montagem de jardins internos ou jardins de inverno, como também são conhecidos. Estas áreas têm o poder de transformar a atmosfera dos ambientes e adicionar elementos naturais nos projetos de interiores com harmonia e leveza.
Para um resultado perfeito, alguns cuidados devem ser tomados. Confira nossas dicas:
Escolha o local mais adequado para a montagem
A localização do jardim dentro de casa depende do tamanho da residência, das áreas ociosas que ela apresenta e, principalmente, do desejo dos moradores. A região escolhida pode servir para articulações e integrações entre os ambientes ou para montar um espaço próprio, dedicado a isso. Entre os principais locais estão:
- Embaixo das escadas – geralmente um local com pouco uso, mas com grande circulação e perto de espaços de convivência.
- Sala de estar e varandas – podem ser montados na forma de jardins verticais, com plantas pendentes como samambaias, heras trepadeiras, antúrios e bromélias ou com o apoio de prateleiras.
- Banheiro – plantas no banheiro podem transformar o espaço em um local de relaxamento.
Independentemente do local de escolha, aposte na diversidade de plantas e no paisagismo para criar espaços agradáveis e que levem tranquilidade e frescor para o dia a dia.
Mantenha a manutenção em dia
Vegetação precisa de manutenção constante, principalmente se você optar por uma variedade maior de flores e folhagens, o que, geralmente, pedem diferentes cuidados. Utilize pedras para ajudar a manter a umidade do espaço regulada e aposte em uma boa iluminação, tanto natural quanto artificial, para garantir a sobrevivência das plantas. Irrigação e poda também são essenciais para a beleza dos jardins internos.
Atente para os elementos de decoração
Para compor um jardim interno é necessário prestar atenção nos elementos que compõem o espaço. Os vasos, por exemplo, são indispensáveis para a montagem, portanto, é preciso realizar a escolha certa para harmonizar com o layout. Se sua residência possui um estilo mais natural, opte por elementos de madeira, palha e tecidos naturais, caso a decoração seja contemporânea, pense em adicionar vasos de concreto e em verniz preto.
A iluminação é uma grande aliada no momento de definir o layout do espaço. Nas varandas e salas de estar, as aberturas geralmente são maiores, mas em banheiros e vãos de escadas, os pontos de luz devem ser prioridade. Também, defina o que você espera do espaço. Se optar por um local para relaxamento, adicione poltronas e sofás e aposte em plantas mais aromáticas.
Montar um jardim interno não é tarefa fácil, mas o resultado pode ser surpreendente. Gostou das dicas? Compartilhe!