Como inovar nos ambientes através da mescla de texturas e materiais

Postado em 12/12/2020

O design dos ambientes é uma forma poderosa de transparecer a personalidade dos moradores. Por isso, o momento de escolher o mobiliário e os itens decorativos exige criatividade, conhecimento dos materiais e um pouco de ousadia para tornar os espaços diferenciados e únicos em estilo. As texturas são fortes aliadas nesta jornada, são elas que criam os efeitos visuais e táteis promovidos pelos ambientes e proporcionam as sensações transmitidas por eles.

 

Criar unidade visual através da decoração não é uma tarefa tão fácil quanto pode parecer. É necessário conhecer os diferentes materiais e formas de combiná-los para criar equilíbrio e atingir os objetivos almejados, como a sensação de ampliação dos espaços, uma atmosfera de conforto e até auxiliar na busca pelo sentimento de sossego e descanso após dias de rotina agitada. Para isso, é preciso conferir as diferentes disponibilidades no mercado, como pedras, concreto, tijolos, metais, azulejos, entre tantos outros.

Texturas suaves, materiais naturais e cores pastéis, por exemplo, são recomendadas para espaços de relaxamento, enquanto as cores fortes e elementos marcantes aparecem em ambientes com maior atividade. A ideia é sempre buscar um ponto de equilíbrio, que pode ser alcançado ao alternar texturas mais trabalhadas com as lisas. Esta característica pode ser útil principalmente quando os elementos aparecem na função de demarcar limites. Por exemplo, em ambientes abertos um painel de madeira pode sinalizar onde finaliza a cozinha e inicia a sala.

 

Outro ponto que pode ser explorado é o contraste de materiais. Elementos metálicos podem aparecer lado a lado com os mais foscos, criando um espaço autêntico. A madeira e as pedras também se complementam em elegância e estilo. Os objetos mais contemporâneos podem entrar no mesmo design que os elementos clássicos, basta um olhar aguçado para o projeto e a compreensão de que, com um pouco de bom senso, é possível criar locais personalizados para os moradores.

Acesse os ambientes da Favorita Interni e inspire-se!