Como montar um moodboard e não errar na decoração de seus ambientes

Postado em 12/11/2020

O moodboard é uma ferramenta amplamente utilizada por designers e arquitetos nos momentos de compor ambientes. Ele nada mais é do que um painel de estilo construído a partir de recortes de imagens, retalhos de acabamentos e pedaços de tecidos, a fim de proporcionar uma amostra da atmosfera final do espaço. Mas como criar um moodboard eficiente? 

1 – Veja o passo a passo:

Defina o estilo que você mais se identifica e construa seu moodboard a partir dele. 

2 – Busque inspiração: 

Se jogue na internet! Procure referências, ambientes e materiais que te ajudem na tarefa. 

3 – Eleja alguns padrões e cores principais:

Saiba quais são as suas prioridades e o que não pode faltar no seu ambiente. 

4 – Saiba o que você não quer incluir:

Antes de saber o que você quer, é importante ter certeza do que você não quer em seu projeto.

Confira os principais moodboards da Favorita Interni e inspire-se para construir o seu:

Clássico

 

Neste moodboard Clássico é possível identificar elementos tradicionais da arquitetura, como a madeira, pedras e acabamentos sóbrios. Para quem tem afinidade com ambientes sofisticados, esta é a escolha certa. No Clássico, é sempre possível acrescentar novas peças ao painel e conectá-lo ainda mais aos seus desejos.

Moderno

Sem dúvidas, o Estilo Moderno é o queridinho do design de interiores. Ele mescla a simplicidade dos elementos com a elegância e o requinte dos acabamentos. Ao contrário do moodboard Clássico, ele traz linhas retas e combinações mais ousadas e que desafiam a criatividade. Aqui as cores neutras se combinam perfeitamente com acabamentos com texturas diferenciadas como Street e Carbono, e laccas metalizadas. 

Vintage

 

O Vintage ganhou popularidade nos últimos anos justamente por sua atmosfera nostálgica, e o seu moodboard evidencia estas escolhas. Os materiais possuem um ar romântico e leve. A paleta de cores, predominantemente clara, oferece possibilidades que podem ser amplamente exploradas dentro do estilo. 

Natural

O moodboard do Estilo Natural transmite equilíbrio visual, justamente por apresentar elementos em sua forma orgânica, como a madeira e os tecidos fibrosos. Um ar rústico também pode ser percebido através da composição. 

Conheça os estilos da Favorita Interni no nosso site.

Gostou das nossas dicas, compartilhe com um amigo!