TRÊS TENDÊNCIAS SUSTENTÁVEIS PARA SUA CASA

Postado em 12/03/2020

Seja com o intuito de economizar nas contas de água e luz, seja com a necessidade de conexão com a natureza, a sustentabilidade é a pauta do momento quando o assunto é construção e design de uma residência. A forma de perceber o mundo e as transformações climáticas têm afetado diretamente a forma de morar, não é à toa que a natureza tem virado tendência nos lares.

Separamos três tendências de sustentabilidade para trazer o estilo natural para sua rotina.

Iluminação natural

É hora de usar e abusar das grandes aberturas e da aplicação do vidro. Quanto maior a incidência da luz natural nos ambientes, menor o gasto com a energia elétrica. Claraboias e divisórias de vidro também podem ser exploradas, utilizando o material jateado ou de forma mais clean, permitindo não somente a entrada de luz, como a comunicação visual entre os ambientes, trazendo uma sensação de amplitude e conforto. A instalação de painéis solares tem apresentado crescimento nos últimos anos e é cada vez mais recomendada para residências.

Forte presença da natureza

Os elementos decorativos são uma forma de colocar os ambientes em contato com a natureza. A presença de folhagens, flores e materiais em sua forma bruta, como a madeira, pedras e tecidos naturais, imprime a sensação de aconchego e leveza nos espaços. Os designs conectados com o natural proporcionam ambientes mais resistentes ao calor, por exemplo, otimizando a utilização de ar-condicionado.

Reutilização de materiais

Falar sobre sustentabilidade é falar sobre consumo, e nada mais sustentável do que prezar pela reutilização de materiais. Madeira e tijolos de demolição e tecidos reciclados além de serem ótimas escolhas de design respeitam o meio-ambiente. Existem, também, formas sustentáveis de descartar os resíduos, ou reutilizar a água usada na residência. A instalação de sistemas hidráulicos para irrigação com a água da chuva ou sistemas funcionais de armazenamento e dispensa de resíduos são escolhas essenciais no momento da construção de um lugar sustentável.